domingo, 27 de novembro de 2011

Descubra o seu peso ideal

Você fica infeliz porque não entra em um jeans 38? Será que ser magra é mesmo o mais importante da vida? Ou dá para ser feliz sem recorrer à dietas?

A máxima “mulher é uma eterna insatisfeita” tem lá seu fundo de verdade. Um bom exemplo é a atriz Cameron Diaz, uma magra ao natural que gostaria de ter o bumbum maior, como o da atriz e cantora Jennifer Lopez, que vive às turras com a balança.


Sonhar em mudar as curvas é saudável e pode servir como estímulo para seguir firme no regime e na ginástica. O que não vale: transformar esse desejo em obsessão e acreditar que você só vai ser feliz se entrar no manequim usado na adolescência. Mais do que injusto, é impossível analisar a beleza de uma mulher somente por suas formas. Manter o peso saudável é importante para a autoestima, mas usar maquiagem, os acessórios e as roupas certas também pode promover mudanças incríveis no corpo.
Antes de pensar em mudar, é preciso identificar o seu tipo de corpo, algo definido pela hereditariedade, para então combater as deficiências reais e de forma certeira. Em tese, existem quatro biotipos:

1. O endomorfo, mais conhecido como corpo do tipo maçã, tem facilidade para ganhar músculos e acumular gordura, principalmente no abdome e nas costas.

2. O mesomorfo, cuja silhueta lembra uma pera, possui estatura média e sofre para aumentar a massa magra e eliminar excessos nos quadris, nas coxas e no bumbum.

3. O ectomorfo, que faz o estilo banana: apesar de longilíneo e com baixo índice de massa gorda, tem dificuldade para conquistar músculos e eliminar a barriguinha. Uma pessoa que tem o tipo mesomorfo, com músculos e ossos mais pesados, jamais poderá conquistar a silhueta de um ectomorfo, magrinho e de esqueleto leve.

4. E o tipo ampulheta que tem a cintura bem marcada.

Os genes determinam ainda a capacidade de consumo de oxigênio (mas ela pode aumentar com o treino). Os músculos são formados por fibras brancas (mais usadas durante a musculação) e vermelhas (ativadas durante exercícios aeróbicos), e a quantidade dessas fibras é determinada pela genética. Isso explica porque duas mulheres com idade, peso e altura semelhantes podem apresentar curvas diferentes, mesmo seguindo um programa alimentar e esportivo idêntico.

Em paz com a imagem
Em meio a tudo isso, é essencial não se deixar levar (nem enlouquecer) pelos números. O mais famoso deles, o Índice de Massa Corpórea, ou IMC, obtido por meio da divisão do peso, em quilos, pela altura, em metros e ao quadrado, é útil do ponto de vista populacional, mas pode ser falho quando usado caso a caso. O IMC de uma pessoa de 1,75 metro e 85 quilos é 27,7, o que, teoricamente, indica excesso de peso. Mas pode ser também que ela tenha muitos músculos. Para tirar a prova, é necessário saber quanto desse peso consiste em músculo, gordura e água por meio do exame de bioimpedância.
Por fim, é importante desenvolver um olhar mais generoso e afetuoso consigo mesma, o que pode ser alcançado com uma nova maneira de pensar. Priorize os pensamentos que valorizam você e deixe para as celebridades sofrer com os pequenos sinais de perda de beleza. Elas vivem disso, e de seus dotes físicos depende o sucesso e o salário delas.

Por que você não consegue emagrecer
A explicação pode estar no aspecto emocional, físico e comportamental. Conheça as seis causas mais comuns:

Promessas difíceis
Nada de mudanças radicais, como cortar carboidratos ou virar uma a compulsiva. Faça pequenas alterações no dia a dia, como olhar as opções do bufê an­tes de entrar na fila.

Autossabotagem
Partir para o fast food por praticidade e colocar a dieta a perder é conspirar contra o próprio sucesso. Trabalhe o autoconhecimento: assim, você lida com emoções que levam ao impulso e aprende a agir como magra.

Falta de nutrientes
Privar-se de certos nutrientes leva à síndrome da fome oculta. Quem apresenta o distúrbio está sempre com fome, sente cansaço, fraqueza, cãibra e dificuldade de concentração. Daí a importância de seguir uma alimentação variada, montando pratos coloridos.

Tendência à obesidade
Quem faz parte de uma família gorda tem mais dificuldade para emagrecer, mas consegue, desde que se cuide a vida inteira.

Metabolismo lento
O gasto energético cai em torno de 15% a partir dos 45 anos, mas a queda pode ocorrer em outras fases por desequilíbrio hormonal ou sedentarismo. É possível medir o metabolismo de repouso com um calorímetro. Se o problema for diagnosticado, é preciso praticar atividade física regularmente.

Seu caso exige remédio
Obesidade é uma doença, e as drogas corrigem causas, como o excesso de apetite e queima deficiente de calorias. Mas sempre com supervisão médica.

Produção do especial Sylvia Radovan/Cabelo e maquiagem Giuliano Rezende, First/Modelos Lays Orsini, Fernanda Siefert, Nathalia Barbosa, Mega/Lingeries, Jogê, Verve e Loungerie; balanças, Orto-Nil

Exercícios com elástico deixam os músculos durinhos

O elástico é fácil de carregar e vai ajudar você a não perder o pique da malhação nas férias.

Veja a sequência de exercícios que vão deixar seu corpo em forma.

Siga o treino elaborado pela professora de ginástica Elisa Vilhena, da Fórmula Academia Jardins, em São Paulo, para aumentar em 30% a resistência física e firmar as partes do corpo que ficam mais expostas quando colocamos um biquíni.
Exercite o abdome: deitada de costas, pés suspensos e joelhos flexionados, passe o elástico pela sola dos pés e segure as pontas com as mãos na nuca e os cotovelos abertos.
 
Com o abdome contraído, estique o elástico levando-o até os ombros e volte à posição inicial lentamente. Faça três séries de 15 repetições Assita ao vídeo e aprenda o passo a passo dos exercícios para a parte superior do corpo.

Com o abdome contraído, eleve a perna esquerda até esticar o elástico e volte lentamente à posição inicial. Faça três séries de 15 repetições de cada lado.

 
Com o abdome contraído, flexione o joelho da frente até formar um ângulo de 90 graus. Volte devagar à posição inicial apoiando o peso do corpo na coxa de trás. Faça três séries de 15 repetições com cada perna  Assita ao vídeo e aprenda o passo a passo dos exercícios para as pernas.
Tenha sempre o acompanhamento de um profissional de Educação Física. Aqueça e alongue antes dos exercícios e hidrate-se antes, durante e depois. Use roupas e tênis confortáveis. Caso as atividades sejam feitas ao ar livre, não esqueça o protetor solar. A alimentação de quem pratica atividade física deve ser rica em proteinas e carboidratos, vitaminas e minerais.

sábado, 26 de novembro de 2011

FRUTAS: Nutrição interna e externa

Comer de maneira diversificada é importante, pois os alimentos têm propriedades diversas. Algumas frutas são capazes de retardar o envelhecimento da pele e podem ser acrescidas à rotina diária de uma dieta balanceada, como a manga e a goiaba. Mas os alimentos do nosso dia-a-dia também pode ter outra função quando se trata de beleza: eles podem ser cosméticos funcionais e ajudarem a melhorar a aparência e a hidratação da pele.


A manga é a maior fonte de vitamina A dentre todas as frutas. A manga é responsável por regenerar a pele, pode ser ingerida tanto como suco ou aplicada no rosto, no período da noite, deixando agir por 30 minutos, com o resultado de uma pele macia e hidratada.

 Já a goiaba, quando consumida na quantidade ideal, funciona como filtro solar, diminuindo os malefícios causados pelo sol. Uma ótima opção de peeling é a romã, aplica-se seu suco na pele, dia sim, dia não, pois a fruta ajuda a clarear as manchas do rosto.

Dicas de alimentos que podem ser transformados em máscaras caseiras coloridas:
Máscara de beterraba e morango (vermelha): rica em Vitamina C que combate rugas. Use metade de uma beterraba crua e ralada com 3 morangos, bata no liquidificador com uma xícara de água, engrossando com aveia em flocos a gosto. Aplique por 20 minutos na pele, retirando em seguida com bastante água.

Máscara de papaia com cenoura (amarela): rica em papaína ajuda a manter a pele macia e funciona como um peeling mais leve. Bater um quarto de mamão papaia com meia cenoura e uma xícara de água, engrossando com aveia em flocos a gosto. O ideal é aplicar uma a duas vezes por semana, deixando agir por 20 minutos e retirando em seguida com bastante água. Amacia muito a pele. Para reduzir inchaço e rocheado na área dos olhos, coloque rodelas de kiwi.

Dicas de Reeducação Alimentar

Planejar as refeições que farão parte do dia é um passo importante para organizar a alimentação. O ideal é fazer as três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e dois pequenos lanches.


De acordo com a fome, pode-se estipular em quais períodos do dia você irá ingerir os lanches. Quem sente muita fome pela manhã e à tarde deve fazer os lanches nesse período. Se for à tarde e à noite, após o jantar, estipule o lanche da tarde e o da noite.

Muitos pensam que não é necessário acompanhamento profissional, mas se a sua alimentação é bem desregrada e você de uma hora para outra quer começar uma dieta, pode acabar optando pelos alimentos errados, ou deixar de ingerir alguma substância importante. Posso te ajudar de forma segura. Agende (18) 8147-9147.

domingo, 13 de novembro de 2011

Exercicios pré Verão... anime-se!

Algumas dicas de exercicios para se preparar para o Verão.

Corda
Em pé, pernas paralelas, braços sotos ao lado do corpo com os cotovelos um pouco flexionados, mãos segurando as duas extremidades da corda. Gire a corda e salte com os dois pés juntos, amortecendo o impacto com a ponta dos pés. 

Agachamento
Em pé, pernas afastadas na largura dos quadris, joelhos semiflexionados e pés paralelos. Segure um halter em cada mão e deixe os braços estendidos. Flexione os joelhos, formando um ângulo de 90 graus, e volte. Em seguida, faça o movimento com a outra perna.
CARGA Iniciante: de 2 a 3 kg de cada lado/ Intermediária: de 4 a 5 kg / Avançada: de 6 a 8 kg.


Retrocesso alternado
Em pé, pernas afastadas na largura dos quadris, joelhos semiflexionados e pés paralelos. Segure um halter em cada mão e deixe os braços estendidos. Dê um passo atrás com uma das pernas e flexione os joelhos, formando um ângulo de 90 graus, e volte. Em seguida, faça o movimento com a outra perna.
 CARGA Iniciante: de 2 a 3 kg de cada lado/ Intermediária: de 4 a 5 kg / Avançada: de 6 a 8 kg.

Ponte invertida
Deitada de costas, os joelhos flexionados e paralelos e os calcanhares apoiados no chão. Os braços ficam estendidos ao lado do corpo e a palma das mãos voltadas para baixo. Suba os quadris, até formar uma prancha, e volte.

Prancha
De bruços, os antebraços apoiados no chão, pernas estendidas e ponta dos pés apoiada. Suba o corpo, formando uma linha reta da cabeça até os tornozelos, mantendo o abdômen contraído.

Prancha lateral
De lado, antebraço esquerdo apoiado no chão na linha do ombro, pernas estendidas e unidas e a lateral do pé esquerdo no chão. Eleve os quadris, mantendo o tronco, o pescoço e a cabeça alinhados e o abdômen contraído.

Para adquirir os produtos da linha PERNUTRI do catálogo acesse o site http://www.perfamloja.com.br/consumidor/inicio.php?cod=330954 e insira meu ID 330954 para se cadastrar e comprar com descontos.