Hoje em dia pessoas que moram sozinhas procuram receitas fáceis, praticas e saudáveis para se manterem bem alimentadas e sem terem muito esforços.
Só que ao invés disso elas optam mais ainda por alimentos gordurosos e que fazem um mal enorme se for consumido diariamente.
Como: salsichas, miojos, pratos prontos e congelados, pizzas e etc, mas todos sabem que o consumo de apenas estes alimentos não é necessário para suprir todas as nossas necessidades alimentares.
Principalmente os pratos congelados têm uma quantidade elevada de sal e gorduras, que são necessárias para uma conservação melhor do prato.
Assim, o custo é bem maior, você com certeza gasta muito mais do que gastaria se preparasse uma comidinha caseira saudável.
Diante de tantos problemas, o que fazer? o que comer? o quanto gastar? Como se alimentar saudavelmente, poupando dinheiro e com praticidade? Veja algumas dicas para você!
Seja criativo e elabore um cardápio semanalmente, programe o que irá comer em cada refeição, para aproveitar todos os alimentos, veja o que necessita comprar, e o que já tem em sua dispensa.
Quando tiver um tempo livre, prepare as refeições em pequenas porções e congele-as, opções como, feijão, sopas, legumes cozidos entre outros.
Limite-se sempre em comprar apenas o necessário, e deixe para lá as famosas guloseimas, como bolachas, chocolates, e salgadinhos.
Separe sempre as carnes em porções pequenas, ou seja, individuais, assim irá te facilitar e irá também acabar com o desperdício de antes.
Use poupas de sucos, e deixe-as no congelador, além de serem mais baratas, são muito mais nutritivas do que aqueles sucos de saquinho.
Na hora do lanchinho abuse novamente de sua criatividade, faça omeletes com verduras e legumes crus além, de ficar uma delicia irão te ajudar em sua nova saúde.
Bom, morar sozinho não é mais desculpa para se alimentar mal, pequenos esforços irão cair bem tanto no seu bolso como na sua qualidade de vida, vamos lá comece a ter hábitos novos e saudáveis, você vera que lhe trarão um bem estar grandioso!
A indústria alimentícia começa a perceber o enorme potencial que o mercado dos que moram sozinho (uma tendência mundial) representa. Produtos congelados, enlatados e pré-prontos em embalagens práticas, com quantidades ideais para o consumo de uma pessoa. Se você quer adotar hábitos saudáveis e começar a comer direito, veja as nossas dicas:
Sanduíches: feitos com ingredientes saudáveis podem ser uma ótima opção para quem mora sozinho e não tem tempo para preparar uma receita elaborada. Incremente-os com verduras, legumes ralados, pastas feitas com ricota temperada e até fatias de frutas, como a maçã.
Omeletes: são preparações bem práticas e nutritivas. Acrescentando verduras como espinafre, brócolis, rúcula e couve, tornam-se ainda mais ricas em ferro e vitaminas.
Saladas: após comprar as verduras lave e seque as folhas, coloque-as num recipiente fechado e armazene na geladeira, na prateleira ou gaveta própria para verduras. Ou compre verduras já higienizadas. O molho também pode ser preparado com antecedência: faça um molho à base de azeite de oliva, limão, vinagre balsâmico, mostarda e sal e deixe pronto na geladeira. Para incrementar as saladas use kani kama (que é embalado um a um), atum, azeitonas, pedaços de queijo branco ou batata palha.
Sopas: para deixar as sopas prontas mais nutritivas, inclua legumes congelados ou em conserva, queijo ralado, ovo (deixe cozinhar como se fosse pochê), pesto (que pode ser comprado pronto), crôuton no momento de servir, feijão em conserva ou pré-cozido. Prepare sopas com legumes ou grãos em conserva. Para isso, bata-os com água, caldo de carne, de legumes ou de galinha e tempere com ervas desidratadas. Leve ao fogo e deixe ferver.
Macarrão: salvação de quem mora sozinho. Pode ser preparado em poucos minutos. Escolha uma massa de boa qualidade (de preferência às massas secas, que podem ser armazenadas por mais tempo) e use molhos prontos. No caso do molho ao pesto, guarde a sobra na geladeira. Para não alterar a cor, regue com azeite de oliva e procure consumi-lo logo (use em sanduíches).
Espaguete a Carbonara Rápido
Ingredientes:
400 g de espaguetes
150 g de bacon
2 colheres de sopa de azeite de oliva
5 ovos
1/4 de xícara de creme de leite
4 colheres de sopa de parmesão
sal e pimenta do reino
Modo de Preparo:
Encha uma tijela com água fervente (para que a tigela fique aquecida). Corte a pancetta ou bacon em cubos de 1 cm. Coloque abundante água para ferver e salgue-a levemente. Coloque em uma frigideira os cubos de pancetta com o azeite de oliva, leve ao fogo baixo e frite até que os cubinhos estejam dourados. Escorra e reserve os cubos de bacon. Coloque a massa para cozinhar. Escorra a água quente da tigela e coloque os ovos bata-os levemente, acrescente o creme de leite, sal pimenta do reino, os cubos de bacon já dourados e o parmesão, misture bem . Quando a massa estiver al dente escorra diretamente na tigela com os ovos, misture rapidamente. Sirva.
Lazanha com Tofu e Espinafre
Ingredientes:
250g de massa para lasanha pré-cozida1/2 kg de tofu
folhas de 1 maço de espinafre lavado
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 cebolas picadas
6 tomates sem pele e sem sementes em cubos
1/2 xícara (chá) de manjericão picado
sal a gosto
Modo de Preparo: Escorra a água do tofu e envolva-o num pano de trama fina para escorrer. Reserve. Coloque o espinafre numa panela e leve ao fogo até as folhas ficarem macias. Retire do fogo, esprema bem e deixe escorrer numa paneira. A seguir, transfira para o processador, bata rapidamente e reserve. Amasse o tofu com um garfo e reserve. Ligue o forno à temperatura média. Leve ao fogo uma panela com 3 colheres (sopa) de azeite de oliva. Junte a cebola e o tomate e refogue, mexendo de vez em quando, até a cebola ficar bem macia. Acrescente o manjericão e o sal e cozinhe por mais 12 minutos, mexendo de vez em quando. Retire do fogo. Com o azeite reservado, unte uma assadeira refratária (20cm) e faça camadas alternadas de tofu, creme de espinafre, tofu e molho de tomate. Finalize com uma camada de creme de espinafre. Cubra a assadeira com papel-alumínio e leve ao forno por 35 minutos, ou até a massa ficar macia. Elimine o papel-alumínio e deixe no forno por mais 10 minutos, ou até dourar a superfície. Retire do forno e sirva.
Se quiser saber mais sobre outras dicas de Reeducação Alimentar, posso te ajudar. Agende (18) 8147-9147.