quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Dieta da farinha de Berinjela

Conheça todas as propriedades da farinha de berinjela e veja como emagrecer e perder barriga, acrescentando esse produto ao seu cardápio

Quem diria que a solução para emagrecer estaria na feira! Se você quer perder peso é melhor parar de olhar feio para a berinjela.

A farinha feita com esse legume pode ajudar você a perder até 5 quilos em um mês, de acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Ficou com vontade de experimentar?
O poder da berinjela
Sabia que no passado diziam que a berinjela causava demência? Quanto absurdo!

Na verdade, a berinjela é rica em vitaminas A, C e no complexo B, que ajudam a melhorar a visão e as defesas do corpo. Além disso, é um alimento com pouca gordura, rico em água, e sua casca tem substâncias que ajudam a prevenir o câncer.

Benefícios da farinha de berinjela
Apesar de ser rica em sódio, a farinha pode ser consumida sem problemas por pessoas com hipertensão. Além de ajudar a emagrecer, ela regula o funcionamento do intestino, aumenta a sensação de saciedade, ajuda a reduzir o colesterol ruim e a tratar artrite e reumatismo.
Como consumir a farinha?
A farinha pode ser misturada a caldos, sopas, sucos, vitaminas e iogurtes. Combinada com uma dieta balanceada, duas colheres da farinha todos os dias ajudam a perder peso. Também inclua em sua alimentação outros alimentos ricos em vitamina C, como a laranja, por exemplo. 


Como preparar a farinha em casa?
A farinha pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, mas você também pode fazê-la em casa. Como a berinjela é rica em água, com 1 quilo do legume fresco consegue-se fazer apenas 100 gramas de farinha.

Ao escolher as berinjelas, prefira as de casca lisa, brilhante e sem manchas. Corte-as com casca em fatias finas, coloque-as em uma forma e leve ao forno em temperatura média de 200 °C por duas horas ou até ressecarem e ficarem crocantes.

Depois, triture-as no liquidificador, até obter um pó, e guarde-o em recipiente fechado na geladeira.
Suflê de berinjela


Ingredientes
- 2 xíc. de leite
- 1 col. de sopa de amido de milho (maizena)
- 3 col. de sopa de farinha de berinjela
- 2 col. de sopa de queijo parmesão ralado
- 1 col. de sopa de azeite
- 3 ovos
- Sal a gosto
- Óleo e farinha para untar a forma

Modo de preparo
Misture o amido de milho em meia xícara de leite. Em uma panela, acrescente o restante do leite e, quando iniciar a fervura, adicione aos poucos o amido de milho dissolvido. Junte o sal e o azeite e continue mexendo bem até obter uma consistência de mingau ralo. Espere esfriar um pouco e coloque o queijo e a farinha de berinjela. Bata as claras em neve e acrescente ao creme. Ponha a mistura numa forma untada e enfarinhada e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 20 minutos. Para saber se está pronto, enfie um palito e veja se ele sai seco.
Patê light de berinjela


Ingredientes
- 3 col. de sopa de farinha de berinjela
- 2 col. de sopa de creme de leite light
- 1 col. de sopa de maionese light
- Cebola picada a gosto
- Sal a gosto

Modo de preparo
Misture tudo até formar uma pasta. Sirva com pães integrais ou torradas. 

Farinha de berinjela enxuga a barriga e emagrece! A boa notícia é resultado de um estudo realizado pelo Instituto de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob a coordenação da nutricionista Glorimar Rosa.

Como chegaram a essa informação? Durante 60 dias, um grupo de voluntárias com idades entre 30 e 45 anos acrescentou, a uma dieta de baixas calorias, 4 colheres (sopa) de farinha de berinjela comprada pronta. Também nesse período, outras mulheres fizeram o mesmo regime, porém, sem consumir o produto.

Conclusão: quem ingeriu a farinha perdeu 6 kg e até 12 cm de barriga. Quem fez só a dieta secou 3 kg e 3 cm de abdome. Por isso, nesta matéria, apresentamos um cardápio - fundamental! -, que associado ao consumo do produto milagroso vai ajudá-la a secar.
Os benefícios da farinha
1. Seca a barriga A farinha associada a uma dieta pobre em calorias favorece a queima da gordura corporal, principalmente na área abdominal. Com a diminuição da gordura visceral, cai o risco de diabete tipo 2.

2. Emagrece Segundo a nutricionista Priscila Meirelles, da empresa de podutos naturais Longevid, a niacina - vitamina presente na berinjela - atua nas reações bioquímicas responsáveis pelos processos metabólicos de emagrecimento que fazem o corpo secar.

3. Reduz os níveis de colesterol LDL Com a aceleração do trânsito intestinal, os sais biliares (substâncias que ajudam na digestão da gordura) não são absorvidos pelo organismo. Para reconstruí-los, o corpo utiliza colesterol LDL (ruim) e reduz, assim, a sua concentração.

4. Melhora o trânsito intestinal Como as fibras não são absorvidas pelo organismo, elas promovem o aumento do bolo fecal e regulam o intestino. No entanto, o consumo da farinha deve estar associado ao aumento da ingestão de água para equilibrar o trânsito intestinal.

5. Tira a fome As fibras solúveis presentes na farinha de berinjela absorvem água do organismo e, no estômago, aumentam de tamanho. Conclusão: o órgão informa o cérebro que o corpo está saciado e não precisa mais se alimentar nas próximas horas.
6. Tem ação diurética Rica em vitaminas do complexo B, a farinha de berinjela favorece o bom funcionamento dos rins.

7. Auxilia no tratamento de artrite e reumatismo O produto ajuda a reduzir a concentração de ácido úrico no organismo que, em excesso no sangue, se acumula em forma de cristal e provoca dores nas articulações.

Faça a mistura em casa
Preparo
Em uma fôrma, coloque 1 kg de berinjela com casca e cortada em fatias. Em seguida, leve ao forno a uma temperatura de 200º C por cerca de 2h15 ou até o legume ficar crocante e ressecado. Agora, triture a berinjela desidratada no processador ou no liquidificador até virar pó. O produto deve ficar com aparência parecida com a da farinha de mandioca.

- Rendimento: 100 g.
- Armazenamento: guarde a farinha em um pote bem vedado, em local arejado e longe da luz. Pode ser na geladeira.
- Validade: cerca de um ano.
Caso você tenha alguma dúvida sobre este assunto ou queira realizar uma auto avaliação, estarei pronta a te ajudar. Meu nome é Regina Lacerda, (18) 8147-9147.

Nenhum comentário:

Postar um comentário