segunda-feira, 18 de julho de 2011

A HISTÓRIA E CURIOSIDADES SOBRE O RIMEL

Abençoado seja quem inventou o RIMEL!

Uma das melhores invenções de maquiagem foi sem dúvida a máscara para os olhos. Tão básico quanto um batom ou o pó é impossível imaginar qualquer make sem esse produto.
Hoje em dia, é cada vez mais frequente as indústrias inovarem nas máscaras, tem de tudo quanto é cabo, que vibra, de diferentes cores, de três tamanhos… Enfim, opções é que não faltam. Mas claro, como todo começo, nem sempre foi assim e o rímel não necessariamente tinha o objetivo de deixar as mulheres bonitas. 


Para se ter uma ideia, os cílios começaram a ter importância lá no antigo Egito, época de Cleópatra. Ela pintava seus olhos com pó de khol para não olhar diretamente para o Deus Sol. Como quase todas as cinzas podem fazer uma boa base de pigmento, eram usadas diversas receitas para fazer diferentes tipos de pinturas nos olhos. E para manter o produto nos olhos, os egípcios apostavam em uma mistura bem da melequenta: cocô de crocodilo e mel.
Já para os antigos romanos os cílios eram importantes porque caso uma mulher praticasse sexo em excesso, seus cílios caiam. Então cílios bem grandes e pretinhos eram o sinal do valor de uma dama. Foi criado uma mistura de pétalas de rosa, cinza e fuligem.

 


O produto se popularizou tanto que no ano 900 D.C, um escritor persa conhecido como Ziryab abriu uma escola para ensinar como fazer e aplicar o rímel corretamente.

Aí chegou no ano de 1500 e a igreja resolveu cortar o barato, impedindo o uso da máscara. Mas como toda regra está para ser quebrada, muitas mulheres continuaram a usar o produto que tinha na fórmula cascas de nozes trituradas.

Em 1837 começou a Era Vitoriana e como todo mundo queria servir de musa para os pintores, elas acreditavam que se tivessem cílios longos e negros seriam as escolhidas. Porém o produto ainda era feito de cinzas.

Foi então, que anos mais tarde, em 1917 um homem francês que toda mulher tem muito a agradecer, chamado Eugene Rimmel (fundador da Maybelline) lançou o primeiro rímel feito de vaselina e pó de carvão. Foi um sucesso!

Mas nem toda história é marcada somente pelas alegrias, né? Em 1933, algumas mulheres morreram, outras ficaram cegas depois do lançamento da Lash Lure. Depois desse incidente, foi criado um regulamento sobre alimentos, cosméticos e medicamentos. 

Em 1960, a Maybelline lançou o primeiro rímel que vinha em um potinho próprio, tal como conhecemos hoje em dia, e também a prova d’água.   Já o rímel incolor foi inventado em 1988 pela Max Factor, com o objetivo de ser usado por aquelas mulheres que não queriam passar nada colorido nos cílios.

 

Máscara para Cílios PERFAM Preta R$ 23,00


Descrição
A máscara para cílios PERFAM (Rimel) à prova d´água não deixa borrar nem gruda os cílios. Promove efeito de alongamento, realça e da volume.

Para adquirir este e outros produtos da PERFAM acesse o site http://www.perfam.com.br/ e insira meu ID 330954 para se cadastrar e comprar com descontos. Meu nome é Regina Lacerda (18) 8147-9147. Ótimas compras!


Nenhum comentário:

Postar um comentário