terça-feira, 19 de julho de 2011

Proteção Solar - Bloqueador Solar FPS 30 PERFAM

Protetor solar também é indispensável no inverno

Além de prevenir manchas e câncer de pele, ele evita ressecamento da pele

Por Natalia do Vale Publicado em 11/5/2010

Forte aliado da pele no combate às machas, queimaduras e ao câncer de pele, o protetor solar é produto indispensável para os cuidados com a pele. O problema é que muita gente associa proteção solar ao verão ou aos dias ensolarados. Mas os perigos da superexposição aos raios ultravioletas existem até mesmo nos dias nublados e em pleno inevrno. Deixar de usar o filtro solar pode trazer problemas graves como cancer de pele e lesões cutâneas graves que deixam marcas na pele. "O filtro solar deveria ser visto como medicamento de uso diário", explica a dermatologista da Unifesp, Meire Parada Brasil. "Mesmo na neve, sofremos os efeitos da radiação solar", explica a dermatologista Daniela Taniguchi, da Escola de Medicina do ABC.

Proteção intensiva sempre!
Durante o inverno, há uma diminuição da incidência dos raios ultravioletas UVB, principais causadores dos cânceres de pele, porém, os raios UVA, também nocivos, têm poder de penetração regular na pele, causando manchas
, pintas, que podem virar um câncer e até o fotoenvelhecimento, envelhecimento precoce da pele por excesso de raios solares.
"Há a diminuição na produção de colágeno, atingindo a derme e causando flacidez
e envelhecimento. Se uma pessoa passa a vida inteira sem usar o protetor no inverno, pode ter problemas sérios na pele", explica Meire Parada Brasil.

Que fator de proteção se deve usar?
Quando o assunto é o fator do protetor solar, as duas especialistas são taxativas: no mínimo fator 30. Os dermatologistas recomendam o fator 30 como padrão mínimo porque em geral, não obedecemos ao intervalo com que deveríamos usá-lo, daí a baixa proteção da pele, mesmo no inverno.
 "Vale lembrar, no entanto, que a proteção dura apenas 30 minutos e que o protetor deve ser reaplicado a cada banho e situação de suor ou, em média, a cada duas horas. É importante evitar períodos de maior intensidade solar, entre 10h e 15h, que também são perigosos no inverno", diz Meire Parada Brasil.

Creme ou gel?
Depende muito das características da pele de cada um, mas em geral, o mais apropriado é a textura em creme, já que no inverno a pele fica mais ressecada por natureza e o gel, à base de álcool, favorece ainda mais o ressecamento. "O gel penetra melhor na pele e é menos oleoso, só que o creme hidrata mais e deixa a pele mais macia, por isso é melhor optar por ele", explica Meire.  

 

Efeito cumulativo
O câncer de pele é resultante do efeito cumulativo dos efeitos da radiação solar, que pode aparecer, um, dois ou até 40 anos depois da exposição exagerada aos raios UVA e UVB e que por isso o uso do protetor solar no inverno é fundamental. "Independente do clima, sofremos a incidência dos dois tipos de radiação solar, UVA e UVB, embora a UVA seja mais intensa no inverno. Se uma pessoa passa a vida inteira sem usar protetor no inverno, corre o risco de perceber uma mancha cancerígena na pele sem saber porquê", explica a dermatologista Daniela Taniguchi. 

A cor da pele influencia?
As peles claras são mais sensíveis a ação dos raios solares do que as morenas, já que estas têm maior concentração de melanina. "As pessoas brancas devem usar o fator mais alto e se expor menos ao sol, já os morenos, têm menos propensão a ter problemas de pele", explica Daniela.

Problemas causados pela irradiação solar no inverno
Além do câncer de pele, o excesso de radiação solar pode deixar marcas como manchas e pintas, envelhecimento precoce e sardas. "A pele fica toda pintada e com aparência envelhecida. Com o uso do protetor você diminui estes efeitos em até 90%", explica Meire. 

Câncer de pele: como detectar?
Existem alguns tipos de câncer de pele. Os mais comuns são o melanoma, caracterizado pelo aparecimento de pintas escuras que crescem rapidamente e não cicatrizam; e os cartinomas, que se manifesta através de bolinhas avermelhadas que não somem sozinhas. "O ideal é prestar atenção na aparência das manchas que aparecem na pele e na duração do problema. Caso demore muito para cicatrizar, é melhor procurar um médico", explica Daniela.

"O problema desta doença é que não dói, não dá sinal nenhum a não ser o aspecto físico ou o sangramento em caso de infecção, por isso, é importante ficar atento a qualquer mudança na pele", alerta Meire.

 

Proteção Solar - Bloqueador Solar FPS 30 R$ 27,00

Descrição
Fórmula especial para as condições climáticas do nosso País. Não oleoso, suave e resistente a água. Contém Filtros Foto estáveis anti UVA e UVB enriquecido com Vitamina E e Óleo de Oliva, fazendo com que sua pele respire, deixando-a hidratada e protegida.
Para adquirir este e outros produtos da PERFAM acesse o site http://www.perfam.com.br/ e insira meu ID 330954 para se cadastrar e comprar com descontos. Meu nome é Regina Lacerda (18) 8147-9147. Ótimas compras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário