quinta-feira, 21 de julho de 2011

Linha Cabelos PERFAM

Cabelos saudáveis sem milagres

Num mercado que oferece tantas opções, saiba o que realmente funciona para manter seus fios sempre bonitos e mais resistentes às agressões externas
por Rita Trevisan e Louise Vernier

Por contarem com uma estrutura relativamente simples, os fios são bastante suscetíveis às agressões externas. Daí a importância de compensar os danos usando produtos cosméticos adequados. O problema é que uma simples volta no supermercado é capaz de deixar qualquer pessoa confusa sobre o que usar. E, se o passeio for numa loja especializada em cosméticos, a indecisão será ainda maior. Só nas prateleiras destinadas aos xampus, existem produtos para fios secos, normais, oleosos, lisos, ondulados, com ou sem química... a lista é grande e cresce a cada vez que a indústria detecta uma nova necessidade entre os consumidores. Porém, para garantir que as suas madeixas tenham o aspecto que deseja, refletindo saúde, viço e luminosidade, é fundamental acertar na escolha.


Por incrível que pareça, a maioria dos cosméticos existentes no mercado atua apenas na cutícula (a porção mais superficial do fio), reforçando a proteção que ela oferece às demais estruturas e impedindo o aparecimento de fraturas que deixariam os fios fragilizados e que resultam do ataque de agentes nocivos como a poluição, o sol, o calor do secador e diversos ativos químicos. "Para que os fios tenham uma boa aparência, a cutícula precisa estar sempre blindada", diz a dermatologista Mônica Aribi.
E, nesse sentido, os produtos de uso regular podem ajudar. E muito. No entanto, é preciso saber qual deles atende melhor às necessidades do seu tipo de fio. Para isso, reunimos algumas orientações básicas de dermatologistas reconhecidos nacionalmente e com um trabalho expressivo na área de saúde capilar. Eles ensinam o que você deve avaliar, antes de escolher (e comprar!) xampu, condicionador, creme de pentear, protetor térmico e máscara para hidratação profunda dos cabelos. Descubra agora quais são os melhores produtos para os seus fios.
Se pudesse analisar um único fio pela lente de um microscópio, você veria células de queratina parecidas com telhas. E, não por acaso, elas têm a função de proteger os cabelos que vem de cima

CONDICIONADOR
O que ele faz: o produto vai devolver aos cabelos a oleosidade mínima necessária para manter a penteabilidade. Ele repõe o que o xampu retirou em excesso, atuando também externamente, sobre a cutícula. "Os condicionadores têm princípios ativos hidratantes que aderem ao fio", explica o dermatologista e tricologista Valcinir Bedin, que também é presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo.
Como escolher: em relação à proteção que proporcionam, tanto faz a versão convencional, que pede enxágue, ou o leave in, que pode permanecer no fio. "Deve-se experimentar os dois e sentir apenas um deles, aquele que proporciona o melhor efeito", sugere Bedin.
O que procurar no rótulo: aminoácidos que ajudam a reforçar a estrutura da cutícula, silicones (como dimeticone copoliol, ciclometicone, feniltrimeticone e amodimeticone), que formam um filme protetor nos cabelos, e pantenol, um ativo antirressecamento daqueles! "Também costumo indicar as fórmulas que contêm mel, aloe vera e proteínas do leite", diz a terapeuta capilar Patrícia Maciel.
Como usar: o produto deve ser aplicado apenas sobre as regiões mais ressecadas, no comprimento, mantendo-se uma distância mínima de dois dedos da raiz. Depois de deixá-lo agir por dois a três minutos. É preciso enxaguar com bastante água, para garantir que nenhum resíduo permaneça no fio.

CREME PARA PENTEAR
O que ele faz: quando as cutículas não estão íntegras, fica difícil pentear os cabelos. "Os cremes para pentear contêm substâncias que preenchem os espaços abertos, as fissuras encontradas nas cutículas, para que o pente deslize suavemente", explica Bedin.
Como escolher: "Cabelos crespos e cacheados geralmente se beneficiam do creme para pentear. Isso porque os cachos podem impedir que a oleosidade produzida no couro cabeludo deslize sobre o fio, o que o torna frágil e quebradiço. Cabelos ressecados por danos físicos e químicos também se beneficiam muito desses cremes", explica a dermatologista Shirlei Borelli. "A apresentação do produto deve variar de acordo com o nível de hidratação dos cabelos. Quanto mais desidratados eles estiverem, mais espesso poderá ser o creme", diz Bedin.
O que procurar no rótulo: silicones (como dimeticone copoliol, ciclometicone, feniltrimeticone e amodimeticone).
Como usar: o melhor é retirar o excesso de água dos cabelos com uma toalha e aplicar o produto sobre os fios úmidos, ao mesmo tempo que penteia os fios (mas sem puxá-los!).

PROTETOR TÉRMICO
O que ele faz: age formando uma capa ao redor da cutícula, tornando-a mais resistente aos possíveis danos provocados pelo calor.
Como escolher: os géis são os mais indicados para os cabelos oleosos, enquanto os cremes favorecem os cabelos ressecados.
O que procurar no rótulo: "Aminoácidos (lisina, arginina, cistina, cisteína, histidina) e silicones especiais", indica Shirlei Borelli.
Como usar: aplique uma pequena quantidade no comprimento dos fios, sobre os cabelos úmidos, antes de usar o secador


Tome muito cuidado para não esfregar demais o couro cabeludo e nunca use as unhas.

LINHA CABELOS PERFAM

Shampoo Sem Adiçao de Sal: O shampoo hidratante Perfam tem formulação sem sal rica em nutrientes que limpa seus cabelos de forma equilibrada, deixando-os sedosos e sem resíduos, com ativos da plante aloe vera (babosa) penetra instantâneamente no interior da fibra capilar fortificando naturalmente seus cabelos. Desenvolvido para uso diário.

Condicionador: A exposição diária ao sol, vento e poluição danificam seus cabelos. Desenvolvemos um condicionador especialmente indicado para previnir contra o toque áspero dos cabelos e o ressecamento. Deixa seus cabelos desembaraçados, brilhantes e macios. Regenera dia a dia a saúde de seus cabelos.

Creme de Pentear: A babosa (Aloe-Vera) é rica em nutrientes capilares importantes para condicionar e recontruir os fios de cabelo. Seu uso milenar hoje é cada vez mais reconhecido para condicionar e reconstruir os fios. O creme de pentear Perfam define o prenteado deixando os cabelos visivelmente mais macios e hidratados.

Para adquirir este e outros produtos da PERFAM acesse o site http://www.perfam.com.br/ e insira meu ID 330954 para se cadastrar e comprar com descontos. Meu nome é Regina Lacerda (18) 8147-9147. Ótimas compras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário