terça-feira, 9 de agosto de 2011

Boa nutrição para uma pele saudável!

PERNUTRI: saudável por dentro e por fora.

A boa nutrição desempenha um papel importante na manutenção de uma pele saudável e atraente. A importância da boa nutrição para a saúde da pele vem da observação que lesões de pele são comuns em muitas deficiências nutricionais e a provisão deficiente de vitaminas, minerais ou ácidos graxos essenciais leva a restauração da pele sob tais condições.

A pele age como uma importante barreira entre os ambientes externo e interno. Ela está ligada à regulação da homeostase através da redução da perda de água e regulação da temperatura corporal, e também desempenha um papel importante no sistema imunológico. A pele também provê terminações nervosas que nos permitem sentir dor e temperatura. Sua saúde e integridade estão sob constante ataque de fatores ambientais como radiação ultravioleta (UVA e UVB) proveniente do sol, radicais livres produzidos por radiação ultravioleta e processos metabólicos (um átomo ou grupo de átomos que tem, pelo menos, um elétron sem par e, por isso, é instável e altamente reativo; nos tecidos animais, radicais livres podem danificar as células e acelerar o processo de envelhecimento), exposição ambiental a compostos tóxicos e alergênicos, assim como o desgaste normal do dano mecânico abrasivo. A pele é um órgão muito importante, vital para a boa saúde e requer rejuvenescimento constante.

A boa nutrição desempenha um papel importante na manutenção de uma pele saudável e atraente. A importância da boa nutrição para a saúde da pele vem da observação que lesões de pele são comuns em muitas deficiências nutricionais e a provisão deficiente de vitaminas, minerais ou ácidos graxos essenciais leva a restauração da pele sob tais condições. Os nutrientes desempenham um importante papel no fornecimento de efeito fotoprotetor para a pele, regulando respostas imunológicas cutâneas e proporcionando benefícios terapêuticos em vários distúrbios da pele, como eczema e psoríase. Antioxidantes são importantes para combater os dados provocados por radicais livres e podem ser úteis na prevenção do envelhecimento prematuro da pele. Derivados da vitamina A, por exemplo, ganharam um uso médico importante para combater as cicatrizes da acne e para restaurar a saúde e beleza da pele.

A Perfam se preocupa com o  cuidado nutricional da sua pele:

Há uma atenção crescente entre consumidores, a mídia e a indústria de alimentos relacionada à necessidade de proteger e embelezar a pele. Uma classe de produtos cosméticos chamada “cosmecêuticos” (uma fusão das palavras “cosmética” e “farmacêutica”) desenvolveu-se, incorporando os benefícios potenciais de saúde de nutrientes e compostos alimentícios específicos (por exemplo, vitaminas, fitoquímicos, enzimas, antioxidantes e óleos essenciais) a produtos para a pele tais como cremes anti-envelhecimento e hidratantes. Entretanto, estes produtos não são oficialmente reconhecidos pelo FDA como drogas e não podem ser indicados para tratar de uma doença específica. Uma característica importante dos cosmecêuticos é que eles são aplicados topicamente, ou seja, diretamente na pele. Produtos desenvolvidos para ajudar na saúde da pele, mas que são ingeridos, são também chamados de “nutricosméticos” ou “skingestibles” (do inglês skin + digestible) e procuram criar uma beleza radiante de dentro para fora. Estes produtos de embelezamento consumíveis serão o foco deste informativo.

A raiz da crença no conceito da “beleza interior” é tão velha quanto o tempo e bem conhecida dos antigos povos egípcios, asiáticos e indianos, que acreditavam que ingerir determinados alimentos tinha uma relação direta com a sua aparência externa. O aumento do interesse comercial nos cosmecêuticos foi uma conseqüência do movimento nutracêutico dos anos 90.

As vendas de cosmecêuticos cresceram, criando uma indústria global de 14 bilhões de dólares. As projeções para o crescimento futuro nesta área de mercado são fortes. Produtos cosmecêuticos e nutricosméticos tentam atender à crescente demanda dos consumidores por produtos mais saudáveis e capturam parte do multibilionário mercado global dos produtos de beleza para a pele.

Consciência e aceitação do mercado

O mercado de produtos nutricionais consumíveis para o cuidado com a pele está sendo impulsionado pela crescente exposição na mídia e por um crescente número de consumidores de todas as idades, conscientes de sua saúde, que querem manter ou conquistar uma aparência mais jovem e mais bonita. A maior parte do negócio de nutrição para cuidados com a pele está nos produtos anti-envelhecimento, que prometem rejuvenescimento de pele, cabelos ou unhas envelhecidos, o que é de particular interesse da população de meia idade (baby boomers). Entretanto, um número cada vez maior de pessoas jovens está se tornando consciente da importância da nutrição em como elas se sentem e parecem, um grupo que tem aceito o conceito da “beleza interior”.  A crescente consciência é evidente no fato que 72% das mulheres que compram produtos de beleza naturais e orgânicos acreditam no conceito “de dentro para fora”.1 Entretanto, não se trata apenas de produtos para mulheres. O segmento de cuidado pessoal masculino está em rápido crescimento, na categoria banho e cuidados com o corpo.2
O valor atual estimado do mercado de nutricosméticos está entre 1 e 2 bilhões de dólares, o que é ainda uma pequena fração do tamanho do mercado de cuidados com a pele, estimado em 66 bilhões de dólares. A longa tradição de interesse em produtos e alimentos para a beleza no mercado Ásia Pacífico mantém esta região do globo como uma importante área de lançamento para novos produtos cosmecêuticos. O Japão é líder nos suplementos para a beleza, respondendo por 15%, ou 319 milhões de dólares, das vendas totais de suplementos dietéticos.3 Na China, os suplementos para a beleza representam 13%, ou 558 milhões de dólares de todas as vendas de suplementos para dietas. Há uma atividade crescente na Europa e nos EUA para produtos consumíveis facilitadores da beleza. O Datamonitor relata que o mercado americano para produtos orais voltados à beleza cresceu a uma CAGR de ~16% entre 2001 e 2006 (tabela 1) e se espera um crescimento continuado que criará um mercado de 1,3 bilhões de dólares até 2011. Como também indicado na tabela, o mercado para nutricosméticos experimentou um crescimento de ~13% durante o período 2001 a 2006 na Europa, quando atingiu um valor de mercado de 836 milhões.

1 Age of Naturals Pink Report, Janeiro de 2008.
2 Natural Marketing Institute, Harleyville, PA, relatório de tendências Reigning Men 2007.
3 Global Nutricosmetics: a new way to beauty. E. Grammenou, Setembro de 2008. http://www.gcimagazine.com/.

A Perfam desenvolveu produtos específicos para cuidar da sua pele de “fora para dentro” bem como de “dentro para fora”.


O creme de uso tópico “Perfam Tempo” é um produto antiaging de alta performance que aplicado na pele diariamente promove a proteção e nutrição necessária. Quando usado em associação com o programa Pernutri os resultados são melhores ainda (Programa estruturado no uso de alimentos nutracêuticos como o Pershake, Perômega e outros).

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