sábado, 6 de agosto de 2011

Caminhada ou Corrida: Esporte democrático.

Caminhada e Corrida

O exercício mais fácil a ser realizado é bem simples: a caminhada. Você pode se exercitar nas ciclovias, nas calçadas e nos calçadões das praias e das lagoas.
 

Em algumas praias, nos finais de semana, as pistas onde em dias de semana passam carros, motos e ônibus viram um caminho livre para os pedestres. Essa é uma excelente opção para você caminhar sozinho, levar o cachorro para passear ou levar as crianças. O importante é mudar a rotina da esteira na academia para a caminhada ao ar livre.

Outra maneira óbvia de aproveitar o clima do verão é correr ao ar livre. Nem todo mundo consegue correr longas distâncias, mas tente incorporar um ritmo mais acelerado nas suas caminhadas. Correr regularmente ajuda a perder peso, a combater os sintomas do envelhecimento, e de fato queima mais calorias por minuto que outros tipos de exercício.
Há maneiras de revitalizar as sessões de corridas e caminhadas do dia-a-dia.

Trilhas de corridas e caminhadas:Durante a primavera e o verão a paisagem fica muito mais bonita e o clima é o mais agradável possível. Você deve correr e caminhar ao ar livre, aproveitando as maravilhas da natureza.




Treino Intervalado:
Uma variação para sua rotina normal de corrida é um treino com intervalos. Treinos intervalados vão acrescentar mais ânimo e dinamismo no seu treinamento. Durante a rotina normal de corrida, dê uma aumentada no ritmo durante 30 segundos, 1 minuto ou até por mais tempo. Depois, dê um intervalo e diminua o ritmo para se recuperar.

É recomendado andar ou correr em ritmo lento para se recuperar. O intervalo de descanso depende da sua capacidade física. Se você for iniciante, ande ou corra em ritmo lento durante o período de recuperação. Se você for mais experiente faça um jogging para recuperar o fôlego.


Treino em ladeiras:
O treinamento em ladeiras vai aumentar a força muscular e a resistência. Mas, tenha cuidado no início porque ladeira exigirá que você use músculos que não são usados com freqüência.
Entretanto, quanto mais você treinar em ladeiras as dificuldades irão diminuir progressivamente.
Há vários benefícios do treinamento em ladeiras, tais como trabalhar e dar resistência às panturrilhas, glúteos, cintura e tendões de aquiles. Além disso, a corrida em ladeiras trabalha muito mais os músculos superiores do que a corrida em superfícies planas.
Obs: Importante! Usar tênis adequado ao tipo de terreno. Não esquecer de aquecer e alongar antes da caminhada ou corrida. Hidratar-se sempre durante o percurso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário