segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A importância de beber água mesmo no inverno.

Independente da sensação de sede, líquido é fundamental para o organismo

É necessário focar na necessidade de consumo de água no inverno, período no qual, devido à queda da temperatura, é normal que as pessoas consumam menos água.


Baixa umidade do ar e qualidade da água

Outro fator que reforça a necessidade do consumo de água são as freqüentes incidências de períodos de baixa umidade do ar, que ocorrem principalmente durante o inverno em quase todo o país. O ar seco demais causa ressecamento das vias respiratórias e da pele, sendo comuns em dias muito secos o aumento de tosses secas, o agravamento de estados gripais e alérgicos, incluindo sangramento do nariz.

É interessante notar que para diminuir o ressecamento da pele nessa época do ano, muitas pessoas apelam para o uso de hidratantes – mas esquecem de beber água. Para diminuir o desconforto e problemas causados pela baixa umidade do ar, a ingestão de água continua sendo a melhor alternativa. Além do que, a água se constitui num dos principais alimentos. O ser humano suporta jejuar por dias a fio, mas não consegue ficar sem água por mais de três dias.


Mas isso não quer dizer que o corpo deixe de necessitar de água regularmente. Apesar de não termos tanta sede e transpirarmos menos, beber água continua sendo importante para o bom funcionamento do organismo, bem como para a prevenção de doenças. Especialistas alertam que a diminuição no consumo pode complicar o funcionamento do organismo e até mesmo agravar doenças, sendo um assunto ainda mais crítico para pessoas que já bebem pouca água e passam a ingerir ainda menos líquido nos dias frios. Uma boa pedida são as sopas e cremes de legumes, nutritivos e abundantes em água.


Cuidados especiais devem ser tomados também com idosos e crianças, que têm maior dificuldade em perceber a necessidade de hidratação e menor propensão a pedir água. Mesmo com a hidratação obtida através de frutas e verduras, há estudos que comprovam que a ingestão de água é vital para o organismo e não um fato ligado apenas à hidratação, uma vez que as reações bioquímicas do corpo acontecem em meio aquoso e a água possui micronutrientes fundamentais, como cálcio e zinco. Para aquecer os dias frios pode-se também fazer uso de chás quentes.



O consumo adequado de água – que deve seguir o padrão em torno de dois litros por dia também no inverno – tem especial importância para a preservação da saúde do coração, pulmões, rins e sistema digestivo. Poucas pessoas se dão conta que desidratações leves podem ser responsáveis por desencadear cansaço, dores de cabeça, dificuldade de concentração e mal-estar geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário